1 de fevereiro de 2021

VOTO

CIRES PEREIRA

Não se pode pensar que o VOTO seja a única arma da democracia pra repelir quem prefira outra ordem política. O VOTO é o instrumento de decisão de todo o cidadão pra admitir e demitir governantes e representantes.
O “SER HUMANO”, como “SER SOCIAL”, não pode prescindir da condição de “SER POLÍTICO”.
Sim temos que julgar pessoas, condutas, ideias, projetos e princípios, quando estes não nos parecem ser os mais adequados, temos que nos colocar a disposição pra os juízos de terceiros.
Definitivamente não há como ser omisso, quem supõe que se omite quando opta por não VOTAR ou anular o seu VOTO, não está se omitindo. Está transferindo aos seus pares, também eleitores, o direito que tem. Isto é um juízo e, como os demais eleitores, deve sim arcar com as consequências deste seu juízo ou ato.
Nossos governantes e representantes nos parlamentos sao o reflexo de nossa sentença ou juízo. Tanto quanto nós, são responsáveis pelos seus acertos e erros.
Pense nisto, VOTE consciente!


POR QUE VOTAR?

Nos países dotados de um “Estado Democrático”, convém que o direito de votar, que é a sua expressão mais enfática, seja não só exercido, mas também bem exercido.
Abster-se ou não votar” e votar “em branco” significam transferir este seu direito pra “terceiros” que, movidos pelos seus propósitos e nãos pelos teus, o exercerão em seu nome.
Enfim o voto é, ao mesmo tempo, direito e dever: direito porque o futuro da coletividade a ual voce pertence é definido por todos e todas e, dever, porque é a “arma” mais adequada pra combater o avanço daqueles que prefeririam uma ordem ditatorial.
Quanto ao meu direito de votar, o faço com consciência, pois levo em conta a viabilidade, a qualidade e os objetivos das proposições que os candidatos me apresentam. Quais são os aliados ou qual é o partido dos candidatos? Também avalio o seu passado, pois é preciso que o candidato tenha um passado associado às suas proposições e ao partido ao qual pertence.
Definitivamente não voto em alguém porque é bonito(a); porque tem instrução maior; por ser conhecido, parente ou amigo ou porque exerce o mesmo ofício que eu.
Voto em projeto, propósitos, bandeiras e ideias que pretendem um futuro mais alinhado com o futuro que desejo ter e ver em minha cidade, no meu país e no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

ESPECULAÇÃO SOBRE O TEMPO

CIRES PEREIRA Senhor imaterial das vidas humanas Divindade colossal sem seguidores Referência nada mensurável Suserano que prescinde de baju...