1 de fevereiro de 2021

Brasil independente?!

CIRES PEREIRA
Vejamos:
Temos uma economia capitaneada pela atividade industrial geradora de bens com alto valor agregado e tecnologia 100 % nacional? Não!
A dívida pública nacional tem prazos de pagamentos tão dilatados e juros tão baixos quanto as dívidas públicas dos EUA, dos países europeus e do Japão? Não!
Os recursos arrecadados pelo Estado tem sido suficientes pra o atendimento das demandas justas da maior parte da população que depende mais do Estado? Não!
Em meio a um quadro de crise econômica mundial, a moeda brasileira mantém o seu valor frente ao dólar, os investidores externos em mercados de capitais mantém seus investimentos no Brasil? Não!
Nossas fronteiras secas, nossa plataforma continental e nosso espaço aéreo encontram-se protegidos diante de uma ofensiva estrangeira ou ação de piratas e terroristas? Não!
Os setores estratégicos da economia nacional, como petróleo, energia, minérios continuam nas mãos de empresas estatais? Não!
Exercemos algum protagonismo diplomático em termos de política internacional? Não!
Somos dotados de uma estrutura educacional e científica que nos coloquem no mesmo patamar dos melhores endereços do mundo pra se estudar e se pesquisar? Não!
Há uma política decente de preservação dos nossos recursos naturais e de restauração do que usamos e extrainos de nosso subsolos, leitos fauna e flora? Não!
Há uma política nacional de preservação e respeito das identidades culturais dos brasileiros descendentes dos povos originários e traficados de origem africana? Não!

Pergunto novamente: “Por que Brasil Independente?” 

Nenhum comentário: