CIRES PEREIRA
![]() |
1 - "A expulsão do paraíso" |
Tommaso di Giovanni di Simone, mais conhecido como Masaccio, um dos maiores nomes da pintura do século XV e uma das figuras mais importantes da história da arte. Florentino, Masaccio nasceu em 1401 e faleceu (muito cedo) em 1428.
No início dos "quatrocentto", Masaccio incorporou traços da perspectiva presente na obra do grande Giotto (1267-1337) e, paulatinamente, se desvencilhou da arte gótica e iniciou a construção de um novo olhar sobre as coisas e as narrativas bíblicas. Seu "atrevimento" e sua criatividade renderam a Masaccio a condição de um dos grandes precursores, ao lado de Donatelo e Brunenelleschi, do Renascimento Artístico que abalou os limites que haviam sido impostos pela Igreja Cristã às artes, literatura e ciências daquele período.
Três são as grandes marcas de sua bela obra: todas elas afrescos da Capela Brancacci em Florença: "A expulsão do Paraíso" (1), "O Pagamento do Tributo" (2) e "Ressurreição do filho de Teófilo e São Pedro no trono"(3).
![]() |
4 - Fachada da Igreja Santa Maria del Carmine e os afrescos da Capela Brancacci |
Particularmente "A expulsão do Paraíso" inspirou, noventa anos depois, Michelângelo em uma de suas obras, "O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso" (4), um dos monumentais afrescos da Capela Sistina no Vaticano. No lado direito do afresco, Adão e Eva são retratados sendo expulsos do paraíso. A mão de Adão, como também no afresco de Masaccio, num gesto de vergonha e desespero. Eva olha para trás, mas seu corpo está caído para a frente e ela coloca as mãos na face como também se estivesse querendo esconder sua vergonha.
![]() |
4 - "O Pecado Original e a Expulsão do paraíso" |
Em ambos os afrescos, Eva encobre seus seios com suas mãos , observem que no afresco de Michelângelo Eva e Adão, inocentes, não se incomodam com a nudez. Para uma mesma narrativa dois olhares carregados de humanismo, isto é olhares desejosos em humanizar o que até então era sacralizado e pouco compreendido. O primeiro, de Masaccio, no início do século XV e, o segundo, de Michelângelo, no início do século XVI.
Michelângelo, Da Vinci, Sânzio sempre foram lembrados como os principais nomes da arte renascentista, mas é preciso considerar Masaccio como um "alvorecer da Renascença", logo uma das principais fontes de inspiração de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário