20 de novembro de 2017

VESTIBULAR UNICAMP 2018 RESOLUÇÃO PROVA HISTÓRIA

PROFESSOR CIRES PEREIRA, 

*professor de História nas escolas: PREMAX e Nacional em Araguari e Gabarito, em Uberlândia.

Abaixo as questões de História, da primeira fase do vestibular UNICAMP 2018. Como era de se esperar uma prova equilibrada com questões que exploram os conhecimentos do candidato e o faz com textos pertinentes e enunciados claros e objetivos, como deve ser uma prova de primeira fase para os alunos do ensino médio.


QUESTÃO 20 

Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia. 

(Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.) 

Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga. 

a) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses. 

b) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil. 

c) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política. 

d) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens. 

RESOLUÇÃO: Na Pólis, o cidadão grego exerce o direito de escolha, logo o fazer político, devido à sua capacidade de pensar ou "de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções". 

QUESTÃO 21 

Estamos acostumados a considerar que o sistema centro/periferia, ao menos no Ocidente, é um eixo essencial da estrutura e do funcionamento no espaço das economias, das sociedades, das civilizações. O historiador Fernand Braudel estimou que tal sistema só existiu e funcionou plenamente a partir do século XV. Essa definição não se aplica à Cristandade Medieval sem importantes correções. A noção de centro e a oposição centro/periferia são menos decisivas que outros sistemas de orientação espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto, quer dizer, o Aqui, esse “mundo” imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao céu, morada de Deus. 

(Adaptado de Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt, “Centro/Periferia”, em Dicionário temático do ocidente medieval, v. 2. São Paulo: Edusc, 2002, p. 203.) 

A partir do texto acima, assinale a alternativa correta. 

a) Usada nas Ciências Humanas para a compreensão de períodos históricos desde a Antiguidade, a noção de centro/periferia perdura até a atualidade e estrutura o sistema econômico global contemporâneo. 

b) As noções de baixo e alto têm um sentido histórico mais preciso para a compreensão da Cristandade Medieval do que o sistema centro/periferia. 

c) O sistema centro/periferia é aplicável ao estudo da Cristandade Medieval, já que os feudos constituíam o centro da vida econômica e cultural naquele contexto. 

d) O sistema centro/periferia aplicado durante a Era Medieval espelhava o sistema de orientação baixo e alto, sendo o baixo o mundo do pecado e o alto o mundo da virtude cristã. 

RESOLUÇÃO: Na Europa Ocidental ao longo do período Medieval, a Igreja Cristã exercia notória influência sobre a sociedade. Impunha, por exemplo a ideia de que o Céu (perfeito e alto) se sobrepunha à terra (imperfeita, pecadora e baixa). O teocentrismo era um dos valores que delineavam a postura humana e suas instituições. Deus era, portanto, um ser onisciente, onipresente e onipotente

QUESTÃO 22 

Na formação das monarquias confessionais da Época Moderna houve reforço das identidades territoriais, em função de critérios de caráter religioso ou confessional. Simultaneamente, houve uma progressiva incorporação da Igreja ao corpo do Estado, através de medidas de caráter patrimonial e jurisdicional que procuravam uma maior sujeição das estruturas e agentes eclesiásticos ao poder do príncipe. Na busca pela homogeneização da fé dentro de um território político, a Igreja cumpria também papel fundamental na formação do Estado moderno por meio de seus mecanismos de disciplinamento social dos comportamentos. 

(Adaptado de Frederico Palomo, A Contra-Reforma em Portugal, 1540-1700. Lisboa: Livros Horizonte, 2006, p.52.) 

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Europa Moderna, assinale a alternativa correta. 

a) Cada monarquia confessional adotou uma identidade religiosa e medidas repressivas em relação às dissidências religiosas que poderiam ameaçar tal unidade. 

b) Monarquias confessionais são aquelas unidades políticas nas quais havia a convivência pacífica de duas ou mais confissões religiosas, num mesmo território. 

c) São consideradas monarquias confessionais os territórios protestantes que se mostravam mais propícios ao desenvolvimento do capitalismo comercial, tornando-se, assim, nações enriquecidas. 

d) As monarquias confessionais contavam com a instituição do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição em seu território, uma forma de controle cultural sobre religiões politeístas. 

RESOLUÇÃO: O Período Moderno, na Europa Ocidental, foi marcado via de regra pelo binômio: monarquia absolutista e intolerância religiosa. Tanto os governos que optaram por continuarem alinhados com a Igreja Católica  quanto aqueles que romperam com o Papa e trilharam caminhos apontados pelas novas e reformadas religiosidades cristãs o fizeram imbuídos no propósito de consolidarem suas autoridades no plano político. Valeram-se de leis que restringiam, entre outras coisas, a liberdade de culto para aqueles cujas opções doutrinais não coincidiam com a professada pelo governante. A tolerância religiosa e a liberdade de culto eram tão raras quanto a liberdade de organização, de escolha e de rebelião.

QUESTÃO 23 

As plantações de mandioca encontradas pelas saúvas cortadeiras nas roças indígenas eram apenas uma entre várias outras. Em muitas situações, a composição química das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das saúvas não eram suficientes. Já na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do século XVII e do início do século XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opções das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a infestação das formigas tornava-se insuportável, por vezes causando o completo despovoamento humano da área. 

(Adaptado de Diogo Cabral, 'O Brasil é um grande formigueiro’: território, ecologia e a história ambiental da América Portuguesa – parte 2. HALAC - História Ambiental Latinoamericana y Caribeña. Belo Horizonte, v. IV, n. 1, p. 87-113, set. 2014-fev. 2015.) 

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre História do Brasil Colônia, assinale a alternativa correta. 

a) A principal diferença entre as lavouras indígenas e a agricultura comercial colonial estava no uso de queimadas pelos europeus, o que não era praticado pelas populações autóctones. 

b) Comparadas à mandioca cultivada pelos indígenas, as novas espécies de mandioca trazidas da Europa eram menos resistentes às formigas cortadeiras, e por isso mais susceptíveis à infestação. 

c) Os colonizadores introduziram no território colonial novas espécies de mandioca e milho, que desequilibraram o sistema agrícola ameríndio, baseado no sistema rotativo de plantação. 

d) A agricultura comercial tendia à homogeneização da flora nas lavouras da América Portuguesa, combinando tradições europeias de plantio com práticas indígenas. 

RESOLUÇÃO: O processo colonizatório nas colônias europeias, dentre as quais a portuguesa, tinham como objetivos satisfazer às necessidades do governo e das elites estabelecidas na metrópole. Por conta disso era imperativo desenvolver atividades econômicas que pudessem ampliara o acúmulo de capitais, desde que não concorressem ou que fossem similares àquelas desenvolvidas na Europa. Nas colônias predominaram as atividades agrárias que, para desenvolverem precisavam de largos e férteis espaços que compensariam as precárias técnicas de produtividade baixa. Não hesitaram em derrubar matas e destruírem a paisagem natural para a nova fronteira agrícola e pastoril, valeram-se inclusive de técnicas desenvolvidas pelos nativos, como as queimadas pontuais ou coivaras.

QUESTÃO 24 

Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens e mulheres foram criados iguais; que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis. Entre os direitos inalienáveis estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para garantir esses direitos, os governos são instituídos. Os poderes do governo emanam do consentimento daqueles que são governados. Qualquer governo que se torna destrutivo para os direitos inalienáveis pode ser destituído por aqueles que sofrem. Os que sofrem podem recusar lealdade e exigir a instituição de um novo governo. E assim tem sido o sofrimento das mulheres sob este governo. E, por isso, é necessário exigir uma mudança. 

(Adaptado de Elizabeth Cady Stanton, A History of Woman Suffrage, v. 1. Rochester: Fowler and Wells, 1889, p. 70-71.) 

Assinale a alternativa correta. O documento acima integra 

a) a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Jean-Jacques Rousseau e do Pacto Social. 

b) a Declaração da primeira Convenção dos Direitos das Mulheres nos Estados Unidos da América, que reconhece os princípios liberais de John Locke e o direito à propriedade privada, ampliando-os. 

c) a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Thomas Paine, que reconhece como direitos inalienáveis a vida, a liberdade e a busca da felicidade. 

d) a Declaração da primeira Convenção dos Direitos das Mulheres nos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Alexis de Tocqueville, que se opunha à democracia na América. 

RESOLUÇÃO: Trata-se de um documento que se baseia na Declaração de Independência dos EUA, de caráter liberal, portanto alinhado com pensadores iluministas, como é o caso de John Locke. A novidade é a colocação, no final, da principal demanda do movimento femininista dos EUA no final do século XIX, a extensão do direito ao voto para as mulheres.

QUESTÃO 25 

Em julho de 1917, convocou-se, em São Paulo, uma greve geral, com adesão de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforçar o aparato repressivo e decretar estado de sítio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitação sindical. Mobilizavam-se com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestações contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro país que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires. 

(Adaptado de Olivier Dabène, América Latina no século XX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 64-65.) 

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta. 

a) Os movimentos grevistas foram espontâneos e apartidários nos anos de 1910, rejeitando a infiltração ideológica das lideranças sindicais, de maioria marxista e comunista, pouco mobilizadoras no período. 

b) Os movimentos sindicais estavam em processo de fortalecimento, entre outras razões, pela intensa ruralização dos países latino-americanos na década de 1900. 

c) O processo de fortalecimento dos movimentos sindicais enfrentou um forte aparato repressivo, nos anos de 1920, marcado pela colaboração entre os Estados latino-americanos. 

d) Os movimentos sindicais latino-americanos apresentavam, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores. 

RESOLUÇÃO: As pautas dos movimentos sindicais no início do século XX na Europa e na América Latina apresentavam particularidades em razão dos diferentes estágios de organização e de lutas. Na América Latina, havia receio dos trabalhadores locais em perderem espaços para os imigrantes europeus que cruzaram o Atlântico em busca de emprego decorrente da crise de superprodução entre 1873 e 1896. Outro aspecto importante era o percentual de trabalhadores urbanos na América, muito menor que na Europa, em algumas regiões, os movimentos camponeses eram, sob a ótica das elites, mais preocupantes que os movimentos operários. Curiosamente, como o texto aponta, houve o recrudescimento de movimentos operários em alguns centros urbanos na América do Sul como Santiago, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo, no início do século XX.

QUESTÃO 26 

Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacionaldesenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção. 

(Adaptado de Vânia Moreira, “Os Anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural”, em Jorge Ferreira e Lucília Delgado (Orgs.), O Brasil Republicano. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 169-170.) 

Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que: 

a) A "Marcha para o Oeste" obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem terra e indígenas. 

b) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização. 

c) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro-Oeste. 

d) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural. 

RESOLUÇÃO: A política de JK  para o desenvolvimento nacional, denominada "Plano de Metas" ia ao encontro também das aspirações dos setores empresariais rurais. Constava em seu "Plano" a modernização/ mecanização das culturas e o sistema de escoamento desta produção mais diversificado para atender ao consumo em crescimento nos centros urbanos e às zonas portuárias para serem exportados os bens primários.

QUESTÃO 27 

A foto mostra, da esquerda para a direita, os atletas Peter Norman (australiano), John Carlos e Tommie Smith (norteamericanos), no pódio dos 200 metros rasos das Olimpíadas de 1968, no México. 

(Disponível em http://www.gettyimages.co.uk/detail/news-photo/the-americansprinters-tommie-smith-john-carlos-and-peter-news-photo/186173327#theamerican-sprinters-tommie-smithjohn carlos-and-peter-norman-the-pictureid186173327. Acessado em 01/08/2017.) 

Considerando a imagem acima e seus conhecimentos acerca dos Movimentos de Direitos Civis, assinale a alternativa correta. 

a) A fotografia registra o ato de resistência de atletas negros que defendiam as propostas de Martin Luther King e a ação pacifista como caminho para a constituição da igualdade racial. 

b) A fotografia registra a manifestação política de três atletas que defendiam a Nação Islã e a implementação da Ku Klux Klan em todo o território nacional. 

c) A fotografia registra a manifestação de atletas defensores dos Panteras Negras e das ações violentas, se necessárias, para a conquista da igualdade racial. 

d) A fotografia registra a resistência de atletas e do Comitê Olímpico Internacional, que combatiam o sistema de discriminação racial existente nos Estados Unidos da América. 

RESOLUÇÃO: Dentre as correntes defensoras dos direitos dos afro-americanos figurava a facção mais radical que propunha o 'uso de quaisquer meios" para enfrentar a "violência branca". Malcolm X e os Panteras Negras eram defensores das ações violentas contra a segregação racial nos EUA nos anos 60 e 70. Uma das saudações mais emblemáticas era o punho fechado para o alto sinalizando o "Black Power". Nas Olimpíadas de 1968, realizadas no México, atletas americanos simpáticos aos "Black Power", manifestaram-se desta maneira, rendendo-lhes punição por parte da organização dos jogos que proibia qualquer associação do esporte com a política. Trata-se de imagem mais significativa daqueles jogos em 1968.

QUESTÃO 28 

“Como na Argentina: Os corpos brotam do chão, como na Argentina. Corpo não é reciclável. Corpo não é reduzível. Dá para dissolver os corpos em ácido, mas não haveria ácido que chegasse para os assassinados do século. Valas mais fundas, mais escombros, nada adianta. Sempre sobra um dedo acusando. O corpo é como o nosso passado, não existe mais e não vai embora. Tentaram largar o corpo no meio do mar e não deu certo. O corpo boia. O corpo volta. Tentaram forjar o protocolo – foi suicídio, estava fugindo – e o corpo desmentia tudo. O corpo incomoda. O corpo faz muito silêncio. Consciência não é biodegradável. Memórias não apodrecem. Ficam os dentes.” 

(Luís Fernando Veríssimo, “Como na Argentina”, em A mãe do Freud. Porto Alegre: L&PM Editores, 1985, p. 46.) 

O texto se refere 

a) ao trauma coletivo das políticas repressivas e crimes de Estado praticados pelos regimes ditatoriais latino-americanos. 

b) à memória dos exilados fugidos dos regimes ditatoriais latino-americanos da segunda metade do século XX. 

c) ao movimento dos Montoneros, em busca de seus filhos e netos desaparecidos no período da ditadura na Argentina. 

d) aos julgamentos em andamento contra o clientelismo do regime peronista praticada na Argentina. 

RESOLUÇÃO: Uma das características marcantes das ditaduras e a supressão dos direitos individuais e coletivos que compromete a liberdade, portanto a cidadania. Deste modo impõe-se uma ordem delineada pelas conveniências de quem comanda o Estado e o faz para manter a sociedade subserviente ao governo. Os militares na América Latina interviram na política no contexto da Guerra Fria sob a justificativa de que era preciso conter o comunismo, assim reforçaram a sensação de medo entre os cidadãos.

QUESTÃO 29 

(Edgar Fahs Memorial Collection, Department of Special Collections, University of Pennsylvania Library. Disponível em sceti.library.upenn.edu. Acessado em 14/08/2017.) 

A ilustração anterior, com Marie Lavoisier representada à direita, foi produzida nas últimas décadas do século XVIII, e mostra uma experiência para entender a fisiologia da respiração e o papel do oxigênio nela. 

Considerando o contexto histórico e o seu conhecimento de química, assinale a alternativa correta. 

a) No século XVIII, Marie Lavoisier, como outras mulheres, não participava da produção do conhecimento científico. Por outro lado, seu marido, Antoine Lavoisier, ficou famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação da quantidade de matéria. 

b) A Revolução Francesa favoreceu cientistas e intelectuais franceses independentemente de suas posições ideológicas e das questões de gênero. É o caso de Marie Lavoisier e de Antoine Lavoisier, este último famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação das massas. 

c) No século XVIII, as mulheres participavam da produção do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação das massas. 

d) A Revolução Francesa garantiu às mulheres a cidadania e a participação na produção do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação da quantidade de matéria. 

RESOLUÇÃO: Ainda que fosse a França, um país subordinado ao absolutismo monárquico, a sociedade antes da revolução de 1789 se via diante de progressos nas áreas econômicas, artística e científica. Este progresso passou a exigir que esta mesma sociedade se livrasse do "Antigo Regime". A ilustração alude ao papel das mulheres na sociedade francesa, neste caso à mulher de Antoine de Lavoisier, Marie Lavoisier. Frise-se que as mudanças viabilizadas após a vitoriosa revolução não deram às mulheres o protagonismo político e a cidadania plena que mereciam tanto quanto os homens.

QUESTÃO 30 

O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, "Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'". 

(Adaptado de Haroldo Ceravolo Sereza, “Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804”. Uol notícias. 14/01/2010. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ especiais/terremoto-haiti/ultnot/2010/01/14/ult9967u9.jhtm. Acessado em 30/08/2017.) 

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 

a) A independência do Haiti foi decisiva para que o Império Brasileiro, que projetava a construção de um Estado Nação reconhecido internacionalmente, reprimisse movimentos como a Revolta Malês, em Salvador (1835). 

b) A declaração do Pastor é pautada em preconceitos em relação às práticas religiosas dos afrodescendentes no Haiti. A conquista espiritual, parte dos projetos imperialistas, garantiu a eliminação de religiões consideradas pagãs nas Américas. 

c) Colônia francesa nas Antilhas, Saint Domingue tornou-se responsável por 40% da produção mundial de cacau no século XVIII. A mão de obra empregada era majoritariamente escrava, com a exploração de africanos ou de seus descendentes. 

d) O processo de independência do Haiti foi apoiado por outras colônias, interrompendo o projeto imperialista europeu no Novo Mundo. Após 1804, os EUA conduzem as ações imperialistas na América, tornando-se a principal referência cultural no continente.

RESOLUÇÃO: As elites nacionais interessadas na consolidação de um Estado-Nação no Brasil viram-se apreensivas diante das mobilizações de setores populares no país que buscavam a liberdade e dias melhores. Um exemplo marcante foi a Revolta dos Malês (1835) que se posicionava em favor das aspirações populares e, por este motivo, se assemelhava ao movimento de independência haitiana frente aos franceses em 1804.
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