ENEM 2017: RESOLUÇÃO QUESTÕES DE HISTÓRIA


Abaixo o conjunto das questões de História, devidamente gabaritadas e comentadas, presente na Prova de Ciências Humanas do ENEM 2017, caderno amarelo.

Gabarito:E
Resolução: A estilista Zuzú Angel se notabilizou como uma importante protestante contra a ordem ditatorial implantada pelos militares no Brasil desde 1964. Seu filho, militante da luta armada contra este regime, desapareceu quando estava sob custódia do sistema de repressão criado. A  estilista concebe um modelo que alude às mulheres do cangaço, reforçando a natureza de combatividade e resistência das mulheres. Um manifesto de protesto contra a ordem militar vigente nos anos 60 e 70. 

*********************************************************
Gabarito:E
Resolução: A pretensão de Franklin D. Roosevelt, ao eleger-se presidente dos EUA em 1932, era reorganizar a economia dos EUA sob uma nova base na qual o estado passaria a exercer um protagonismo maior e decisivo para o reequilíbrio entre as demandas e as ofertas. As demandas estavam retraídas e as ofertas superaquecidas. Com o New Deal, o intuito principal do "democrata"  era preservar a acumulação de riquezas para os investidores detentores de capital.

********************************************************
Gabarito: C
Resolução: O Manifesto Futurista de 1909, lançado por Filippo Marinetti sustenta que a história precisaria ser superada com a modernidade eivada de maquinismos, como salienta o trecho acima. Este manifesto também fazia uma apologia à violência, ao militarismo e ao patriotismo que, em parte foram acolhidas pelo projeto fascista. A guerra chegava a ser vista como uma "higiene do mundo".

*******************************************************
Gabarito:D
Resolução: A comunidade internacional tem seguidas vezes acenado para o reconhecimento de um Estado soberano para os palestinos. Nesta Resolução da ONU, acolhida por mais de 95 % de seus filiados, este reconhecimento ficou muito explícito.

*************************************************************
Gabarito:B
Resolução: Trata-se de um testemunho de um filho sobre sua mãe, negra e livre, que se pautou pela resistência ao padrão cultural judaico-cristão e ocidental.

***************************************************************

Gabarito:A
Resolução: É próprio dos regimes políticos antidemocráticos, a insistente ação do governo em submeter a sociedade civil aos limites estabelecidos pelo mesmo. Para tanto, o "Estado Novo" recorreu aos meios de persuasão de massas criando o programa de rádio obrigatório denominado "A Voz do Brasil" e fundando o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda

  **********************************************************
Gabarito:E
Resolução: O estabelecimento de uma ordem jurídica regida por uma Constituição, como é próprio dos Estados na Era Contemporânea, referenciou-se no Direito Romano, que tem como um de seus pilares a "Lei das 12 Tábuas" do século V a.C  bem como outras normas. Do mesmo modo também se referenciou na Reforma de Sólon, no final do século VI a.C. Ainda que esta última não avançou na perspectiva da igualdade dos direitos perante o Estado. De qualquer modo é correto considerar que as normas coletivas pelo menos mitigam as desigualdades de tratamento. 

**************************************************************
Gabarito:C
Resolução: A lei de Terras no Brasil em 1850 aumentou a concentração fundiária, na medida em que terras improdutivas retomadas pelo Estado só seriam repassadas mediante o pagamento em dinheiro por parte dos interessados. Tal dispositivo eliminava a possibilidade de ex-escravos adquirirem um lote de terras.

**************************************************************
Gabarito:D
Resolução: O "queremismo" era um movimento encabeçado por lideranças vinculadas ao PTB que propunha a permanência de Getúlio Vargas à frente do governo. Pontualmente era favorável à remarcação das eleições presidenciais e a organização de uma nova ANC ou uma reforma eleitoral que amparasse legalmente a candidatura de Vargas. Sem sucesso, ao Vargas restou a candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Em 1950, Vargas triunfa nas eleições presidenciais.

************************************************************
Gabarito: A
Resolução: A ideia dos Republicanos era encontrar uma personalidade da História brasileira que pudesse ser alçado à condição de simbolo da pátria. Recorreram ao Tiradentes, líder de um dos movimentos emancipacionistas do Brasil no final do século XVIII. Como se sabe Tiradentes foi delatado e executado pelos portugueses. Por ter sido martirizado como Cristo, a imagem de Tiradentes teria maior audiência junto aos setores populares. 

*************************************************************
Gabarito: E
Resolução: O texto realça que a "manipulação" feita pela esquerda sobre os setores populares tende a ser mais produtiva quando os mesmos encontram-se numa situação de muitas privações. Portanto, reformas sociais poderiam reduzir as chances de sucesso do discurso revolucionário ampliar adesões e, consequentemente, afastar o perigo de uma convulsão socialista.

*************************************************************

74)

Gabarito: B
Resolução: Ao longo da Baixa Idade Média ocorreu o desenvolvimento das atividades geradoras de lucros nos espaços urbanos, lideradas pelo comércio. Nas cidades as demandas passaram a ser mais exigentes quanto à qualidade dos bens gerados no espaço rural, a despeito de uma inócua resistência por parte dos donos das terras e dos rebanhos. No meio rural, portanto, se impunha a necessidade de se adequar ao desenvolvimento da vida urbana.

********************************************************
Gabarito: A
Resolução: Os EUA são desde o início do século passado a maior economia do planeta e esta situação reflete no seu poderio armamentista e no seu protagonismo geopolítico. As guerras na primeira metade do século XX e a liderança no combate ao socialismo e à URSS entre 1945 e 1990 deram aos EUA uma condição privilegiada para a consolidação de sua posição depois da Guerra Fria. Na Guerra do Golfo ficou patente a facilidade dos americanos em avançar sobre territórios inimigos mesmo distantes do território americano, graças às suas bases militares avançadas na região e aos acordos e alianças com parceiros pelo mundo todo. 

********************************************************
83)
Gabarito: A
Resolução: O trabalho imposto aos homens e  mulheres de origem africana nas colônias europeias na América era escravagista. A fotografia acima flagra uma escrava afro-americana no Brasil em 1860, há 38 anos livre do domínio português. Mesmo soberano, o país conservou o regime escravagista até 1888, homens e mulheres trabalhavam sob este regime nas atividades agrárias e nas atividades que se desenvolviam nas cidades. Em ambos os espaços não era raro o uso desta mão-de-obra nos espaços domésticos de seus "donos". A fotografia flagra a proximidade entre os filhos dos donos de escravos e os escravos domésticos, pois a muitos era confiado cuidarem dos filhos. De qualquer modo, ainda que vivendo na "casa grande", os escravos eram mantidos numa condição de subordinação irrestrita ao seu dono mesmo que houvesse alguma amabilidade com os familiares. 

*******************************************************
Gabarito: C
Resolução: Tombuctu, capital do Mali no século XIV, notabilizou-se em ser um dos mais importantes centros de confluência do comércio envolvendo todo o continente africano e o Oriente Médio.

***********************************************************
Gabarito: D
Resolução: No afã de conquistar espaços pelo mundo para revisar uma ordem internacional hostil aos alemães, Hitler tratou de avançar sobre espaços e homens. O genocídio que se viu ao longo dos anos em guerra, eliminou uma fração expressiva e majoritária de judeus. As torturas, humilhações e execuções contra judeus, eslavos, comunistas e outros expunham a face mais cruenta do regime hitlerista. Finda a guerra, a ONU assumiu um posicionamento oposto ao usado pelos governantes que se valeram de justificativas pseudo-científicas para reforçarem sua práticas de extermínio.
*************************************************
Gabarito: E
Resolução: A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 tornou-se uma referência ideológica para os constituintes envolvidos na construção da Constituição de 1791 que instaurou o Estado de Direito. Neste o pleito da igualdade jurídica ou todos iguais perante o Estado foi parcialmente contemplado. 

****************************************************************

Gabarito: C
Resolução: A Constituição de 1988 assegurou aos indígenas e comunidades quilombolas um espaço e a preservação de suas culturas nestes espaços. O intuito é a sobrevivência das culturas comumente ignoradas e semi destruídas por obra de um padrão social, tido civilizado, alinhado com a lógica do desenvolvimento econômico e social capitalista.

*****************************************
0