O ASSÉDIO SEXUAL E O SENSO COMUM

CIRES PEREIRA
Resultado de imagem para assedio onibus
Quase todos os comentários em relação ao Diego Ferreira de Novais, reincidente no crime de assédio em São Paulo tem se pautado pela condenação sumária. Muitos sugerem sanções que não estão previstas no Código penal como a morte, a emasculação, prisão perpétua e por ai vai...
Prefiro não julgar e o faço por uma razão muito simples, o "modus operandi" de Diego Ferreira de novais me habilita a pelo menos suspeitar de que ele não goza da capacidade plena de raciocinar, portanto não mensura seus atos e suas consequências. Suspeito, como sugerem seus familiares e defesa, de que se trata de esquizofrenia.

Se se confirmar esta suspeita, cabe ao Diego um tratamento decente devidamente provido pelo Estado e jamais uma condenação como se fosse um criminoso comum. Por enquanto sanções podem ser adotadas como a detenção até a comprovação ou não de sua sanidade. Os juízos apressados e sem conhecimento de causa corroboram o "senso comum", este sim um crime coletivo que deveria ser devidamente enfrentado.
0