27 de maio de 2017

AOS VESTIBULANDOS UFU (JUNHO 2017)

Cires Pereira

Esta é uma semana decisiva, pois ao final dela vocês enfrentarão as provas da primeira fase do Vestibular UFU. Faço uma ideia do que se passa em suas cabeças neste momento e estou convencido que é a semana mais importante na vida de vocês. Faça desta, a sua primeira semana universitária.

Aproveito para algumas sugestões ou orientações, faço isto por experiência, pois tenho acompanhado por vários anos, outros vestibulandos em suas semanas igualmente importantes.


1 - As dificuldades que enfrentará são semelhantes às dificuldades de seus colegas, portanto é o momento pra enfrentá-las com coragem e algumas pitadas de frieza. 

2 - O nervosismo são inerentes a todos nós diante de um desafio importante como o vestibular, contudo é imperativo que não o evitemos e, ato contínuo, o controlemos. 

3 - Atentem-se para as dicas do conteúdo que lhes serão dadas pelos seus professores nestas aulas de revisão ou de complementação do conteúdo, no mínimo a metade do conteúdo exigido nas provas será lembrada em sala de aula.

4 - Mantenham o mesmo ritmo de estudos e o cronograma das outras semanas, alterá-los nesta semana pode gerar maior ansiedade. 

5 - Saibam que cada vestibulando tem uma maneira, um ritmo e um dispêndio de tempo peculiares, portanto é absurdo comparar o teu com os demais.

6 - Tente não se importar com a quantidade de concorrentes para uma vaga, neste momento você precisa ter um conhecido percentual de aproveitamento. Preocupe-se, então, com este percentual. Este percentual oscila devido, principalmente, ao nível de dificuldade das questões.

7 - No momento da prova, faça um apanhado rápido e superficial sobre os temas abordados em cada disciplina e opte em resolver aqueles que te pareçam mais familiares primeiro. Marque aquelas questões que abordam temas que você desconhece ou que tenha dificuldades pra serem enfrentadas no final. Estou convicto de que dentre as setenta questões, no máximo 10 te parecerão mais difíceis.

É desnecessário, neste momento, propor-lhe algo pra sua preparação na segunda fase, mas fica aqui o meu compromisso de escrever pra você que esta lendo, pois creio que estará qualificado para a segunda fase. Na segunda fase a concorrência diminui, mas a disputa fica mais acirrada e ai é nos detalhes que você conquistará um lugar na UFU.

Torço para que este vestibular UFU seja realmente seletivo e, deste modo, possa escolher os vestibulandos que melhor se prepararam.

Foco, confiança, disciplina, equilíbrio e sorte (por que não uma pitadinha, né??). 

Que Deus esteja com todos vocês !!!
Postar um comentário