24 de março de 2017

DEZ PERGUNTAS PARA UM NEOLIBERAL

Cires Pereira

1) A maioria da população, cujo salário mal dá pra sua sobrevivência, tem condições de ter um plano de previdência complementar?

2) O que esta maioria empobrecida poderia fazer para melhorar sua renda e sua posição se não tem recursos para uma faculdade que, tendo sido privatizada (como propugnam), ficaria ainda mais inacessível ?

3) Como melhorar a qualidade da prestação de serviços para os cidadãos reduzindo a carga tributária ?

4) Caso alguém de uma família de poucos ou sem recursos precise dos serviços medico-hospitalares de alta complexidade, a quem deve recorrer se estes não forem custeados pelo Estado ?

5) Numa situação plena de livre concorrência, quais seriam as chances de uma pequena empresa vencer uma grande empresa?

7) Como mitigar a elevada desigualdade social sem limitar os lucros dos negócios privados e sem o estabelecimento de regras protetivas aos trabalhadores?

6) Numa situação de retração das demandas e queda nas vendas e lucros, o que o empresário pode fazer sem o auxílio do Estado que, segundo sua tese, não deveria mais ajuda-lo?

8) Como você prega a plena competitividade do comércio internacional, como é possível uma nação ampliar seus parceiros comerciais se as nações mais poderosas não colaborarem?

9) Numa situação de crise, o desemprego aumenta, contudo você propõe que nestes momentos é preferível não "falar em crise, mas trabalhar", mas trabalhar onde ?

10) Numa situação de crise econômica os estoques estão altos em razão do baixo consumo. 

Qual deve ser a solução?

a) Produzir menos e demitir? Neste caso, como aumentar o consumo se as demissões continuam aumentando?
b) Produzir e empregar mais ? Neste caso, produzir mais pode aumentar os estoques e reduzir a lucratividade, mas é essa a meta do empresário ???
Postar um comentário