UBERLÂNDIA ESPORTE CLUBE

Cires Pereira

O amor que sentimos por um clube de futebol independe de sua qualidade técnica, pois geralmente torcemos por uma equipe onde jogam pessoas que conhecemos e gostamos. O Uberlândia Esporte Clube é o principal time de futebol representante da cidade em que moro, logo torcemos por ele. Como estou na cidade há muitos anos, há muitos anos torço pelo “Verdão” e ai virou amor.

Carlos Drummond de Andrade é autor de livro de poesias intitulado “Amar, verbo intransitivo”, então o meu amor, um verbo intransitivo, é também incondicional. Não há razões, até mesmo porque estou escrevendo sobre sentimento, para ficar triste com o time do nosso coração. Eventualmente podemos ficar irritados, chateados, mas o amor não diminui, tampouco acaba.

Obviamente que gostaria muito de torcer pelo “verdão” disputando o Brasileirão da série A, representando o Brasil na “Copa Libertadores das Américas”, mas não torceria menos se estivesse disputando o Módulo 2 do campeonato mineiro ou se esforçando pra não ser rebaixado. Definitivamente não importa o adversário do Uberlândia Esporte, torcerei sempre pelo "verde da mogiana" como o locutor Wander Tomaz, gosta de denominá-lo.

Estamos felizes e surpresos com a campanha do Verdão neste campeonato e, a cada jogo, cresce nossa expectativa de que o Verdão conquiste uma vaga na semifinal, no campeonato Brasileiro da série D e na Copa do Brasil. Este seria o melhor cenário para que o “verdão” tenha um calendário. Um calendário consistente e de qualidade que permita a construção e afirmação de um plantel de jogadores identificados com a cidade e o clube.

Melhorando sua qualidade o “verdão” tornar-se-á competitivo para atrair mais torcedores ao Parque do Sabiá, empresas patrocinadoras e cotas de radiodifusão. As receitas então possibilitarão, caso sejam bem gerenciadas, investimentos nas equipes de base e na aquisição de atletas à altura desta qualidade.


Uberlândia é uma cidade com mais de 650 mil habitantes e com grande intensidade esportiva. Muitas são as equipes e os atletas que representam a cidade no Handebol, no atletismo, na natação, no voleibol, no basquetebol e nas lutas por todo o Brasil e Mundo. O campeonato amador de futebol é muito competitivo e organizado, as praças de esportes, piscinas e os campos são bons e muitos. Por fim o Complexo Sabiá (Parque, estádio e arena) que dispensa comentários.

Uberlândia merece ter um time de futebol, quem sabe dois (Atlético Portal está disputando a segunda divisão com dignidade), à sua altura.
0