OBRIGADO "MEUS" PROFESSORES. E "MINHAS" PROFESSORAS

Cires Pereira

Tenho sido e continuarei sendo um amontoado de aprendizados, logo sinto-me na obrigação (ética) de agradecer aos meus professores e professoras pelo que tem feito por mim desde o primeiro berro no dia 27 de abril de um ano remoto, mas não muito (hehe).
Há pouco tempo enfim, reconheci que sou um aprendiz, um eterno aprendiz. Meu pai, que nos deixou pra viver na eternidade, foi, tal como minha mãe, meu grande professor. De tudo que aprendi com ele, não esquecerei de sua "última lição" - sentir a presença dele, mesmo na "ausência dele" e, graças a esta lição, não lamentei sua "ida".

Mesmo não estando aqui entre nós, sempre recorro ao consuetudinário livro que ele me deixou de ensinamentos e recomendações. Enquanto viver tratarei de usar e aplicar suas recomendações

Minha mãe, sempre uma doce corretora de meus atos e atitudes. As repreensões dela não requerem palavras, mas apenas um olhar e, depois de tanto tempo, já consigo decifra-lo. O meu dia fica melhor quando estou, nem que seja por cinco minutos, com minha mãe. Minha mãe sempre foi e continuará sendo minha melhor professora.

Minha família, esposa e filha, tem sido uma grande professora, pois suas reprimendas e seus aplausos sempre estão acompanhados de amor, sinceridade e cumplicidade, ingredientes imprescindíveis para o meu aprendizado.

Aos meus (milhares) alunos pretéritos e presentes, estejam cônscios de que aprendi com vocês ensinando pra vocês. Serei eternamente grato a todos vocês, por isso procurarei servir da melhor maneira possível aos meus alunos futuros como parte do pagamento pelo que fizeram e fazem por mim.

Aos meus colegas de profissão pretéritos e presentes, uma confissão. Vocês tem me ensinado a ensinar.

Em minhas aulas procuro usar um pouquinho do ensinamento de cada colega. Em sala de aula e diante de meus alunos sinto que todos vocês estão ao meu lado e, por isso mesmo, tenho gostado cada vez mais do que faço. Curvo-me diante de vocês e suplico pra que continuem, sempre ao meu lado, me ensinando.

Por fim aos meus professores, do pré primário ao nível superior, meus agradecimentos e me perdoem por somente agora ter compreendido a extensão e o significado do que vocês fizeram por mim quando sentado numa cadeira diante de vocês. Terão sempre minha gratidão.
0