24 de setembro de 2015

TRAGÉDIA NA ARÁBIA SAUDITA

CIRES PEREIRA

Hajj ou Hadj é a peregrinação realizada à cidade santa de Meca pelos muçulmanos entre o 8º e o 13º dia do mês mês de "Dhu al-Hijja". Sendo um dos cinco pilares do Islamismo, o Hajj é obrigatório para todo muçulmano, pelo menos uma vez na vida, desde que tenha saúde e recursos.


Todos os anos entre 2,5 milhões e 3 milhões de muçulmanos fazem o Hajj em Meca. Neste ano duas tragédias: a primeira ocorreu no dia 11 de setembro atras quando um guindaste caiu matando mais de 100 pessoas. A segunda ocorreu hoje, dia 24 de setembro, 717 fiéis morreram e 800 ficaram feridos decorrente da enorme quantidade de fiéis que faziam a cerimônia do apedrejamento do diabo na famosa Rua 204 (foto 2).

Somente as obras gigantescas realizadas pelo governo saudita não serão suficientes para evitar novas tragédias, é preciso ampliar o número de organizadores e estabelecer um rígido controle do acesso à Mesquita para que os fiéis possam dar suas sete voltas em torno da pedra preta "Kaaba" (foto 1). Minhas condolências às famílias dos mortos destas duas tragédias.

                                    ------------------------------
SAIBA MAIS


MECA - A CIDADE MAIS IMPORTANTE PARA OS MUÇULMANOS 
Em Meca encontra-se o santuário de Kaaba ou Ka’bah, construído no segundo milênio antes de Cristo. Segundo a tradição islamita, Kaaba é o único local da Terra tocado pelas forças celestes. Maomé (570-652) nasceu e está sepultado em Meca, foi o fundador da religião islâmica. Situada na Arábia Saudita, a cidade já era ponto de parada de caravanas e centro comercial muito antes do nascimento do profeta. Mas os maometanos, ou muçulmanos a converteram em sua capital. Pelos preceitos da religião, todo fiel tem o dever de visitar a cidade ao menos uma vez antes de morrer. Além disso, onde quer que esteja, tem que rezar cinco vezes por dia voltado para lá. Toda sexta-feira, ao meio dia, o fiel deve orar em uma mesquita, sempre construída apontando para a Meca" 
Todos os anos, mais de 20 milhões de pessoas visitam Meca. Além dos 2 milhões de peregrinos, a cidade recebe anualmente turistas e executivos que participam de reuniões de negócios e congressos.

O MAIOR HOTEL DO MUNDO 
Dez mil quartos distribuídos em doze torres. O Abraj Kudai, projetado para ser o maior hotel do mundo, está sendo construído na cidade. Segundo a consultoria de engenharia e arquitetura Dar Al-Handasah, responsável pelo projeto, o hotel padrão cinco estrelas custou 3,5 bilhões de dólares - o equivalente a 10 bilhões de reais - e ocupa uma área de 1,4 milhão de metros quadrados. A inauguração está prevista para 2017.
O hotel contará com 70 restaurantes, quatro helipontos, um shopping center e um centro de convenções. Cinco andares serão de uso exclusivo da família real saudita.O complexo está a 2,2 quilômetros da Masjid al-Haram, Grande Mesquita onde se encontra a pedra negra ou Kaaba. 
Postar um comentário