FELIZ ANIVERSÁRIO SAUL PEREIRA DA SILVA

Cires Pereira

"Velho mantiqueira" foi um dos apelidos dado ao meu finado pai por um de meus irmãos, Aguinaldo, cujo codinome é "graia". Estivesse nosso pai "entre nós", estaríamos nos preparando hoje para dar um abraço por mais um aniversário de Saul Pereira da Silva.

Ele "partiu" em março de 2013 e lá se vão dois aniversários sem ele. Não é fácil sentir sua ausência. Mas, cá entre nós, meu "velho mantiqueira" já deve ter se ambientado pelas "bandas de lá". 

Provavelmente tomou emprestado de um arcanjo uma violinha de gamba pra dedilhar uma das poucas melodias que aprendeu com as cordas, mais ou menos assim.. "eu vi chover, eu vi "relampiar", mas mesmo assim o céu estava azul..."

Desconfio que tenha se conformado com o fato de que o homem foi à lua, pois "aqui" não cria que o homem pudesse ter ido tão longe. Esta era uma de suas conclusões, pinçadas de sua nada formal "sabedoria". Em vida leu a Bíblia duas vezes, logo imagino que esteja na metade da 3ª leitura. São Pedro, supostamente "prefeito do céu" deve ter perdido a paciência com o "meu velho" que tem a mania de podar em demasia tudo quanto é arbusto. 

Coitados dos ciprestes e coitadas das roseiras do céu, kkk.

Como se trata de um homem criado nos "pedu" (distrito rural de patucino), meu pai sempre foi muito seguro e desconfiado, por tais qualidades São Pedro deve ter lhe confiado uma de suas pencas de chaves que trancafiam portas e "jinelas" do céu. Provavelmente meu pai voltou a ser padeiro, assim as bocas miúdas devem estar alardeando que é dele o melhor "pão de Deus". Entre uns biscoitos e uns pães sovados, Saul fabrica o melhor "pão de Deus". 

Todos os dias então Saul acorda cedo e monta em sua vermelha bicicleta cargueira para distribuir os pães ainda quentinhos numa das vilas celestiais. Após o almoço, cochila um pouco antes de dedilhar a violinha de gamba. Ás 16 horas em ponto inicia o fechamento das "jinelas" e portas, mesmo que esta incumbência pudesse ser feita após as 18 hs. À noite ele retoma as leituras da Bíblia e de seus livrinhos de oração, envolvidos por uma borrachinha de dinheiro, e rezará por todos nós. 


Feliz aniversário e eternos anos de "vida" meu Pai.
0