RESOLUÇÃO FUVEST 2ª FASE 2º DIA - QUESTÕES DE HISTÓRIA

PROFESSOR CIRES PEREIRA 

Dentre as 16 questões apresentadas neste 2ª dia, os conhecimentos de história foram exigidos principalmente nas questões 03 e 14. Amanhã dia 06 de janeiro as resoluções da prova de História para as carreiras afins.
Acesse este link e leia as dicas para a prova de amanhã: 
http://www.escritaglobal.com.br/2014/12/fuvest-2015-dicas-prova-de-historia-2.html

Questão 03


RESOLUÇÃO

A) O avanço da influência dos EUA nas regiões do Oceano Pacífico e no leste do continente asiático constituia uma preocupação para o Japão. Os relações comerciais entre a economia japonesa, que já produzia bens com alto valor agregado, e as economias na região estavam sendo afetados pelas correntes comerciais com os EUA. No governo japonês crescia a influência dos militares e dos políticos que defendiam uma gestão econômica mais intervencionista e protecionista. 

No ano de 1931, o "Partido Militarista", fundado por Sadao Araki, tornou-se hegemônico no Japão e passou a comandar o governo. As ações internacionais, deliberadamente belicistas e anexionistas não se restringiram à Manchúria na China e à Coreia, ocupada desde 1910, a intenção era envolver todo o "Pacífico" e grande parte da Ásia. As tropas japonesas avançaram então sobre a Mongólia e Indochina. 

B) Vietnam. País palco da transição de uma economia planificada e estatizada para uma economia da mercado tem atraído muitos investimentos externos graças às reformas liberalizantes empreendidas desde o final da década de 1980, após um longo período de guerra civil. A mão-de-obra abundante, concentrada, barata e relativamente instruída, as reservas de carvão, petróleo e água e a posição geográfica favorável (perto de grandes mercados consumidores como o indiano, o indonésio e o Indiano) são outros fatores que colaboraram para esta atração. O Vietnam tem um dos menores índices de desemprego no mundo e uma taxa de crescimento econômico acima da média mundial.


Questão 14




Resolução:


a) Entre 1700 e 1770 o Brasil ainda era domínio colonial português, neste período a economia na colônia tornou-se mais diversificada, especialmente no sudeste e no Centro Oeste, com destaque para a mineração. Outra importante atividade impulsionada pela mineração foi o comércio interno entre as diferentes vilas e cidades da colônia, proporcionada pelos tropeiros. A população cresceu em razão desta diversificação econômica que estimulava a taxa de natalidade e atraia investidores e trabalhadores metropolitanos.

b) Entre 1920 e 1970 o Brasil passa por mudanças importantes, sobretudo a partir de 1930 com a ascensão de Getúlio Vargas ao Governo. O quadro recessivo internacional que comprometeu exportações de bens primários brasileiros, especialmente o café, levou o governo a viabilizar a politica de substituição de importação, estimulando atividades industriais com maior participação do poder público. As reformas sociais proporcionavam aumento tanto na expectativa de vida quanto na taxa de natalidade. 

Este modelo mais desenvolvimentista e associado a uma gestão mais intervencionista contribuiu para atrair trabalhadores e investidores de várias regiões do mundo, sobretudo regiões de grande instabilidade como o oriente médio, o leste asiático e o leste europeu.




3