18 de agosto de 2014

O CHILE E A DITADURA MILITAR

Cires Pereira

Presidente Salvador Allende
Ha 40 anos, o Estado Democrático de Direito Chile foi não Uma ditatorial suplantada pela Ordem político comandado pelo soluço militar para Liderança de Augusto Pinochet. No final daquela Manhã fazer dia 11 de Setembro 1973, Salvador Allende das FOI destituido funcoes chefe de Estado e Chefe de Governo da República do Chile. Como 14 horas, ou Palácio de La Moneda foi tomado Exército cabelo. Allende ordenou a evacuação, eu Contudo optou por não continuar Palácio. Segundo o Seu médico Pessoal, Allende disparou com Uma metralhadora contra Seu Queixo, cometendo suicídio.

Chegava ao Fim foi hum Governo que constituiu vitória apertada APOS Eleições em do nas presidenciais 1970, Allende fingiu tranquilo e protegido forma Legislação Pela não construir ou socialismo Chile. Ao Longo efêmero Seu Governo, sofreu Uma forte Oposição dois Setores abastados das Maïs elites chilenas, a partir da cúpula católica, parte dois militares Oficiais e Governo do dos EUA (Richard Nixon). 

Um Pouco antes das 12 horas, Allende proferiu Aquele que foi o seu discurso derradeiro ao povo chileno:
Certamente esta será a última oportunidade de falar para vocês. A Força Aérea bombardeou as torres da Rádio Postais e Radio Corporação. Minhas palavras não têm amargura, mas decepção que são elas o castigo moral para aqueles que traíram o juramento que fizeram: soldados do Chile, comandantes titulares, o Almirante Merino, que se autodesignou o Comandante da Marinha, e o senhor Mendoza, general rastejante que ainda ontem manifestara sua fidelidade ao governo, e também se autodenominou diretor geral da polícia. Perante estes fatos só posso dizer aos trabalhadores: Eu não vou renunciar!  
Colocado numa transição histórica, pagarei com minha vida a lealdade do povo. E lhes digo que tenho certeza de que a semente que temos entregue à consciência digna de milhares e milhares de chilenos não poderá ser ceifada definitivamente.
Eles têm a força e poderão nos submeter, porém, não se detêm os processos sociais nem com os crimes e nem com a força. A história é nossa, e os povos a fazem. 
 
Trabalhadores de minha Pátria: quero agradecer a lealdade que sempre tiveram, a confiança que depositaram em um homem que foi apenas intérprete de grandes anseios de justiça, que empenhou sua palavra em respeito a Constituição e a lei, e que assim fez. Neste momento decisivo, o último em que eu posso dirigir-me a vocês, quero que aproveitem a lição: o capital estrangeiro, o imperialismo, unidos à reação criaram o clima para que as Forças Armadas rompessem sua tradição, que ensinou o general Schneider e reafirmada pelo comandante Araya, vítimas do mesmo setor social que hoje estão em casa esperando com estrangeiros recuperar o poder de continuar a defender os seus lucros e seus privilégios.  
Dirijo-me, sobretudo, à mulher simples de nossa terra, a mulher camponesa que acreditou em nós, a avó que trabalhou mais, à mãe que soube de nossa preocupação para as crianças. Dirijo-me aos profissionais da Pátria, os profissionais patriotas que continuaram trabalhando contra a sedição patrocinada por escolas privadas, por classes que defendem também as vantagens de uma sociedade capitalista de uns poucos.
Dirijo-me à juventude, àqueles que cantaram e deram sua alegria e seu espírito de luta. 
 
Dirijo-me ao homem do Chile, ao operário, ao camponês, ao intelectual, àqueles que serão perseguidos, porque em nosso país o fascismo já se faz presente por muitas horas, nos ataques terroristas, explodindo pontes, cortando a linha férrea, destruindo os oleodutos e gasodutos, frente ao silêncio de quem tinha a obrigação de impedir. Eles não impediram. A história os julgará.  
Seguramente a Rádio Magallanes será calada e o metal tranqüilo de minha voz não chegará até vocês. Não importa. A audiência vai continuar. Eu sempre estarei com vocês. Pelo menos minha lembrança será a de um homem digno que foi leal à Pátria. 
O povo deve defender-se, mas não sacrificar-se. O povo não deve deixar-se ser destruídos ou crivados de balas, mas também não pode inclinar-se.
Trabalhadores da minha pátria, tenho fé no Chile e no seu destino. Outros homens superarão este momento cinzento e amargo em que a traição pretende impor-se. Sigam vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, de novo se abrirão as grandes avenidas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor.
 
Viva Chile! Viva o povo! Vivam os trabalhadores!  
Estas são as minhas últimas palavras e tenho a certeza de que meu sacrifício não será em vão, tenho a certeza de que, pelo menos, será uma lição moral que castigará a perfídia, a covardia e a traição
Salvador Allende, 11 de agosto de 1973.




Chile por Longo Dezesseis anos é sucumbiu à UM regime ditatorial, POIs MESMO que eu militar tenham golpe Feito hum plebiscito em 1980 ou Governo Pinochet, E sabido fóruns hum referendo de cartas marcadas em Razão ace oposições NÃO Terem direção Direito a participar forma Livre e equanime. O resultado oficial foi de 4.204.897 votos a favor ou "sim" (67,04%) e 1.893.420 votos a favor ou "não" (30,19%).

QUANDO OS assumiram militar ou Governo, sabiam que precisariam recuperar economia desaceleração em em franca decorrência fazer "fazer choque do petróleo" e dá postura Colaboração com NÃO ou Governo Allende adotada por muitos empresários. Jovens Recém economistas formados na Universidade de Chicago (EUA), os seguidores de Milton Friedman fazer neoliberalismo e conhecidos como "Chicago Boys" Governo convidados were cabelo Pinochet e TEVE UM ASSIM Início Verdadeiro Tratamento de choque, com a Redução dois gastos públicos, demissão de Quase hum terço do funcionalismo público e aumentar a duas Impostos. Ou Imediato Efeito foi uma desaceleração dois indicadores socioeconômicos, em PIB ou 12%, 40% Exportações de eo Desemprego em em 16,2%. Contudo a Prazo indicadores Medio vai reagiram EO Chile conheceu Verdadeiro Econômico hum crescimento entre 1977 e 1981 com Crescimento anual medio de 7,5%.

Amarrei entao mobilizações contra a Ditadura ERAM Feitas eA na surdina luz de velas em razao do endurecimento do regime militar, muitos casos de prisões arbitrárias, assassinatos e ERAM tortura relatados pelos oposicionistas. O Bem como Chile ou Argentina Brasil eA, governado ditatorialmente integravam a Operação Condor, um plano de Inteligência previsto ou como combater guerrilhas e grupos marxistas Orientação nenhum cone sul, apoiado Pela CIA. Nenhum caso foi empregada chileno, em 1974, a DINA (Direção Nacional de Inteligência), comandada por Manuel Contreras e que contava COM Oficiais agentes treinados pela inteligência americana na Faculdade de Americana - Instituição mantida cabelos militares dos EUA para preparar OS na América Latina - e tinha autonomia para deter e interrogar Suspeitos principalmente aqueles com Serem esquerdistas indicações. Ex-membros da "Patria y Libertad", Uma ultradireitista e fascista Organização, participaram also fazer comando dá DINA.

Uma nova desaceleração econômica, cabelo agravada internacional "segundo choque do petróleo" decorrente dá instabilidade no Médio Oriente rosto Ao Avanço fazer xiita fundamentalismo não Irã, repercute na economia chilena desde 1982. Com a SAÍDA de Capitais das economias emergentes, como foi ou Se do Chile, ou Teve Governo para travar a política Câmbio sixed causando Uma forte depreciação fazer "peso chileno" ou-desemprego alcançou hum Quarto da População economicamente ative, ou PIB Caiu 15% eA aumentou INFLAÇÃO. Neste contexto E que você ou regime protestos contra o volume ganharam Mais.

Pressionado ou Governo começa hum Processo de flexibilização do regime. O Governo em 1987 permite Organização partidos políticos de oposição. Pela Constituição 1980 ou Governo foi obrigado a chamar Onde um um plebiscito cabelos candidatos proposto Comandantes dar em Chefe Forças OE Polícia Armada Geral Diretor dois para ocupar ou cargo de Presidente da República não SEGUINTE período de 8 anos seria ratificado. Se ou "não" ou "sim superar" poderia Pinochet permanecem sem custo nenhum máximo hum anos, enquanto Eleições presidenciais fossem preparados. A CRIOU Oposição de "casca de Jogos Concertação da Democracia" cabelo "Não" que agrupava regime político 16 Organizações Ao oposição, destaques COM para a Democracia Cristã, algumas facções fazer Membros do Partido Socialista e do Partido Comunista (AINDA ilegal).



A venceu "Concertacción", ou "sim" obteve 44,01% eo "não" 55,99%. Nas Eleições presidenciais 1989 ou candidato dá "Concertaçción" ou democrata Patricio Aylwin-Cristão, obteve 55,17% dos votos, contra 29,4% e 15,43% Buchi Francisco Errazuriz, e candidato centrista Independente.

Ricardo Lagos , Eduardo Frei Ruiz-Tagle , Michelle Bachelet e Patricio Aylwin em 2009.
Apos Dezesseis anos ou Chile democracia Uma volta ser feliz permaneceu ligada ASSIM HOJE TEM. Mas este e Um tema Já ou no próximo texto.
Postar um comentário