Cires Pereira
No final do ano passado, em meio à agudização da crise política tailandesa, havia alertado para uma iminente desmontagem abrupta da ordem constitucional. Nos últimos seis meses a generalização dos protestos contra o governo e os confrontos entre opositores e forças militares oficiais se avolumaram.
Toda esta crise culminou na deposição da Primeira Ministra Yingluck Shinawatra no início de maio de 2014, mas o governo interino instituído logo a seguir foi tambem destituído agora pelo comando militar tailandês. A gota d'água teria sido o fato de Yingluck ter anunciado que anistiaria seu irmão e ex-primeiro ministro Thaksin Shinawatra. Thaksin desde sua queda em 2006 comanda o partido mesmo morando no exterior após ter sido condenado por corrupção que segundo seus partidários não passa de uma perseguição política.
Toda esta crise culminou na deposição da Primeira Ministra Yingluck Shinawatra no início de maio de 2014, mas o governo interino instituído logo a seguir foi tambem destituído agora pelo comando militar tailandês. A gota d'água teria sido o fato de Yingluck ter anunciado que anistiaria seu irmão e ex-primeiro ministro Thaksin Shinawatra. Thaksin desde sua queda em 2006 comanda o partido mesmo morando no exterior após ter sido condenado por corrupção que segundo seus partidários não passa de uma perseguição política.
O novo governo ainda não deu indícios sobre o que pretende fazer. Um governo rápido com a convocação de eleições proximamente ou um governo por tempo indeterminado. Lendo nas entrelinhas as declarações do chefe do novo governo, o general Prayuth Chan-ocha, é possível que fiquem por tempo indeterminado, pois sinalizam que somente deixariam o governo se os problemas de ordem econômica e política forem solucionados.
Algumas providências já foram tomadas: a junta interventora determinou que a ex primeira-ministra Yingluck Shinawatra e mais 154 pessoas, a maioria partícipe do governo deposto, não deixem o país. Yingluck chegou a ficar presa entre os dias 23 e 27 de maio.
O General Chan-ochoa sentenciou: “Para que o país regresse à normalidade, as Forças Armadas vão assumir o poder. Todos os tailandeses devem manter-se calmos e os funcionários devem continuar a trabalhar como de costume”.
Nos dias que antecederam o golpe de Estado, o Exército havia instaurado uma lei marcial na Tailândia e, em seguida, convocou uma reunião com o Primeiro-ministro interino Niwattumrong Boonsongpaisan, lideranças situacionistas do "Pheu Thai" que apoiam Yingluck Shinawatra, oposicionistas do Partido Democrata e as principais expressões das manifestações de rua recentes. Segundo o próprio Exército, as conversações não atingiram o objetivo de uma convivência mais harmoniosa entre as forças antagonistas. Os golpistas precisavam criar um "fato determinado" para justificarem o golpe, é sempre assim, infelizmente.
Os "camisas vermelhas", como são chamados os apoiadores do clã Shinawatra que comanda o Partido "Pheu Thai" disseram que reagiriam contra um governo golpista. Os oposicionistas do governo anterior que lideraram as manifestações tambem não estariam dispostos a aceitarem um governo ditatorial por tempo indeterminado, embora sejam favoráveis à uma intervenção rápida que restabeleça a ordem e convoque o que eles chamam de eleições limpas que possam escolher um outro governo que combata a corrupção e recupere a economia do país.
Um breve histórico da Tailândia
Tailândia é um país situado no sudeste da Ásia com mais de 500 mil Km² e uma população de mais de 65 milhões, jamais foi colonizado, embora tenha, no final do século XIX e início do século XX sido área de influência do colonialismo inglês. O inglês é o segundo idioma e a religião predominante é o budismo. Tailândia tem como vizinhos a Malásia, ao sul, o Camboja à leste, o Laos, ao Norte e Myanmar à oeste. Considerado como um "novo tigre asiático" desde finais dos anos 80.
![]() |
Rei Rama IX |
O golpe da semana passada foi o 12º golpe de uma série iniciada em 1932 com o fim do regime monárquico-absolutista. Desde então a Tailândia adotou uma Monarquia Constitucional, mantendo a familia Chakri no trono com a condição de aceitar os limites estabelecidos pela Constituição que dava a o 1º ministro a condução do governo. O rei Bhumibol Adulyadej, com 87 anos e membro da dinastia Chakri que rege desde o século XVIII, é o atual monarca numa das regências mais longevas da história, pois foi coroado em 1946, com o título de Rei Rama IX ou simplesmente o "Grande", é um dos homens mais ricos do planeta com uma fortuna avaliada em 24 bilhões de dólares.
Depois da 2ª guerra, a Tailândia tornou-se importante aliado dos Estados Unidos. Como as demais nações em desenvolvimento no contexto da "Guerra Fria, a Tailândia passou por várias tensões políticas e sociais que culminavam, comumente, em golpes de Estado e regimes militares seguidos até que conseguiu estabilizar-se como Estado de Direito Democrático nos anos 1980.
Esta estabilização democrática possibilitou um rápido desenvolvimento econômico na década 1980. Os Tigres Asiáticos (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan), além do Japão e dos Estados Unidos, realizaram investimentos no país, sobretudo na atividade industrial. Instalaram-se indústrias têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. A ideia era aproveitar a mão-de-obra e os tributos baixos para ampliarem a lucratividade das empresas estrangeiras. Com esse crescimento econômico rápido, a Tailândia entrou para o grupo dos “Novos Tigres Asiáticos”. Todo este crescimento não significou melhorias substantivas para a maior parte da população tailandesa que continuou marginalizada e pouco assistida.
![]() |
Ex primeiro Ministro Thaksin Shinawatra |
O último golpe de Estado ocorreu em 2006, quando o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra (irmão da Primeira-ministra deposta Yingluck Shinawatra) foi destituído do poder pelos militares sob a acusação de corrupção. Desde então o país dividiu-se entre partidários de Thaksin que tem grande aceitação entre os setores mais pobres e espalhados pela zona rural da Tailândia e o Partido Democrata que tem uma forte audiência junto aos setores médios e abastados da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário