12 de maio de 2014

PROVA DE SOCIOLOGIA UFU: COMENTÁRIOS SOBRE TRÊS QUESTÕES

Cires Pereira



Gabarito A

Segundo Marx, a mecanização do processo produtivo no curso da revolução Industrial e o fim da transição feudo-capitalista fizeram com que o produtor direto fosse separado das suas condições objetivas de trabalho. Suas ferramentas, já obsoletas, cederam lugar aos maquinários que pertenciam ao empresário dono dos demais meios de produção. Ao produtor direto, mesmo que na condição de livre para trabalhar onde e quando quisesse, resta alienar o único meio que lhe resta, sua força de trabalho para sobreviver.

Acesse o link abaixo e saiba mais:


                                        ---------------------------------------------------------------------
Gabarito C

Uma das grandes críticas que se faz sobre o liberalismo é a exagerada autonomia (charge 1) que se dá ao empresariado para a definição de sua margem de lucro, livre o empresário procura reduzir ao máximo seus custos para elevar sua margem de lucro e ampliar suas vendas. Um dos efeitos colaterais desta liberalidade reside exatamente nas condições de vida das classes trabalhadoras, como mostra a foto acima.
_____________________________________________________________


Gabarito D

O Plebiscito, o referendo popular e as emendas de reforma constitucional são meios de participação direta da sociedade civil na escolha e na formulação de normas a partir das necessidades sentidas pela mesma. A Constituição do Brasil mais recente (1988) assegurou tais dispositivos que nos levam a considerar como apropriado o termo "Democracia Direta", para aprofundar esta democracia algumas correntes políticas pleiteam tambem o fim da obrigatoriedade do voto, o plebiscito que poderia abreviar os mandatos do governante e dos parlamentares e a eleição direta para membros do Supremo Tribunal Federal.

Acesse o LINK abaixo para saber mais:


Postar um comentário