Cires Pereira
A prova de Filosofia da 1ª fase do Vestibular UFU (Inverno 2014) trouxe 02 questões sobre temas que estiveram presentes em alguns dos textos neste site publicados
Alternativa B
Comentários: A filosofia medieval priorizava o debate sobre a razão e a fé. Agostinho, Abelardo e S. Tomás de Aquino figuram entre os filósofos de maior expressão e influência tanto entre os clérigos quanto entre os leigos. Tomás de Aquino, por exemplo, tornou-se o maior filósofo sobre razão e fé, por elaborar os pressupostos racionais da fé. Sua filosofia, o tomismo, influenciou a filosofia moderna.
Acesse estes Links e leia os textos:
Alternativa B
Comentários: Rousseau constituiu-se no maior nome do pensamento liberal-democrático do século XVIII ao defender a ordem democrática com a universalização dos direitos políticos. O Estado de Natureza Humanaabordados por contratualistas antecessores de Rousseau como Hobbes e Locke.
Rousseau se fundamenta na convicção da bondade natural do homem, condição esta que o faz necessariamente feliz. A socialização contudo, afastaram o homem de si próprio lançando-o contra o seu semelhante. A partir desse embate da convivência social, dois conflitos se impõem: 1- o que o faz voltar-se para a interioridade, instinto de conservação, amor de si, e o outro 2- contrario que o faz conscientizar-se do outro, piedade. Esta tendência, é o que o leva a transformar-se em ser social.
Mas neste processo de mudança o homem acaba se degenerando, pois ele ignora seus instintos naturais valendo-se justiça em detrimento da piedade. A partir da socialização o homem torna se senhor da razão, e passa a movimentar a vontade com isso introduz-se o sentido de moral, antes desnecessário, este homem poderá chegar ao máximo de suas possibilidades como ser social caso opte pelo benefício alheio em prejuízo ao seu próprio, ou optar apenas a individualidade o que o rebaixaria ao nível ainda mais inferior na natureza, a animalidade, numa flagrante regressão.
Acesse o LINK abaixo pra saber mais sobre Rousseau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário