DICAS PROVA DE HISTÓRIA UNIUBE JULHO 2014

CIRES PEREIRA



1- A ordem feudal no ocidente europeu: as circunstâncias de sua formação entre os séculos III e VIII graças à derrocada do escravismo, à decadência do Império Romano ocidental, às Invasões e fixações bárbaras, ao avanço do cristianismo  e a retração do comércio.

2- Absolutismo-monárquico: As razões que levaram burgueses nobres e Igreja a permitirem que o Rei passasse a chefiar de modo absoluto o Estado, às teorias justificadoras do regime (Contratualismo e Origem Divina) e a política econômica a ele associada que presidiu ações no setor tanto nas metrópoles quanto no conjunto de suas colônias na América.

3- O pensamento econômico liberal: as diferenças básicas entre a corrente fisiocrática de Quesnay e a corrente clássica de Smith. A aplicação destas teorias no curso da industrialização e seus efeitos, incluindo os colaterais como o que se viu na "great depression" europeia entre 1873 e 1896 e a Crise de 1929.

4- A emancipação dos países latino-americanos no início do século XIX: Contextualização, Proposições centrais, setores envolvidos, o comando do movimento e as principais repercussões.

5 - A emancipação do Brasil: Estabelecer a conexão entre a emancipação e os envolvimento da Inglaterra nas negociações e reconhecer as mudanças política europeias como pano de fundo para a emancipação brasileira, particularmente a ofensiva de Napoleão e a posição lusitana.

6- A guerra civil norte americana: Considerar as diferenças como bases para a ruptura do pacto federativo em 1860, identificar as posições conflitantes e analisar as consequências e sua relação com o crescimento da economia estadunidense.

7 - A Revolução Soviética e Socialista na Rússia: Seu contexto (ligação com a crise agudizada pela guerra de 1914) identificar os setores envolvidos e as divergências entre liberais ou Kadetes, os mencheviques, os bolcheviques e os anarquistas.

8 - O regime fascista na Itália: Identificar as forças políticas anteriores ao governo dos fascistas, suas proposições centrais e suas estratégias principais. O acordo de Latrão com o Vaticano e a participação na 2ª guerra.

9 - O golpe de 1964 no Brasil: As forças envolvidas, as razões do "medo" das elites, a natureza do regime e os movimentos de oposição clandestinos. A luta pelas diretas  e o fim do regime. A transição democrática, a anistia e a constituição de 1988.

10 - O movimento de contra cultura nos EUA e Europa: A geração Peace and Love no curso das manifestações de 1968 e as bandeiras dos movimentos feminista, GLBT, ambientalista e antissegregacionista.

11 - Africa; A luta contra o Apartheid na África do Sul, a guerra civil angola ente a NITA e o MPLA, o genocídio em Ruanda e islamismo no norte do continente.

12 - O radicalismo religioso: Os movimentos anti EUA no Oriente Médio, a guerra civil libanesa, os atentados de 2001 e a organização AL Qaeda. A guerra civil na Síria.
2