VESTIBULAR UERJ - PROVA HISTÓRIA 2ª FASE COMENTÁRIOS

Cires Pereira - 01 de dezembro de 2013



A prova de história da segunda fase do vestibular de verão de 2014 da UERJ foi equilibrada no que diz respeito às três frentes da História. Seus enunciados estavam bem claros e objetivos com uma relação muito pertinente com os textos e gravuras apresentados. Prova que se encontra a altura de um processo que pretende selecionar de forma criteriosa e inteligente bons alunos para integrarem o corpo discente da UERJ




Resposta:

Duas medidas importantes que fortaleceram a autoridade do monarca a tal ponto de torná-la absolutista a intervenção governamental na economia com o mercantilismo e a criação de uma burocracia que planejava e aplicava uma administração centralizada e a criação de um exército nacional regular que assegurava a ordem interna e guarnecia a soberania nacional.

Um dos fatores foi a resistência de parcelas da nobreza e grande parte da burguesia à autoridade absoluta a partir do momento que a mesma não conseguia atender aos seus propósitos e a concepção e difusão do ideário liberal que passou a orientar a luta contra o regime.




Resposta:
O principal objetivo da Igreja Católica para o seu projeto missionário e a adesão das populações nativas das colônias europeias nas Américas para compensar as perdas de fieis para os movimentos reformistas europeus.
Formar e preparar os jovens para ampliar a divulgação e fortalecimento de sua doutrina.




Resposta:
Era o principal portal de entrada e saída dos afrodescendentes traficados da África cujo destino maior era a sujeição à escravidão na região das Minas.
O combate ao preconceito em relação aos afrodescendentes e suas culturas e o reconhecimento da culturas africanas e afro-americanas na cultura brasileira.




Resposta:
0