12 de abril de 2014

POLIUSHKA POLYE E IVAN REBROFF: UMA COMBINAÇÃO PERFEITA

Cires Pereira 


Hans-Rolf Rippert, mais conhecido como Ivan Rebroff, nasceu em Berlim em 1931 e faleceu em 2008, é um dos maiores nomes da música, para muitos que apreciam sua arte Rebroff tornou-se uma espécie de "cartão postal" da cultura russa. Rebroff era famoso por cantar músicas populares russas, mas também música clássica, especialmente ópera. Exímio baixo-barítono, mas tambem era muito competente como barítono ( voz masculina mais comum, a menor na escala do que o tenor e mais sombrio em tons).

A música Polyushka Polye, interpretada por Ivan neste vídeo, é uma das mais populares da Rússia, ela foi composta em 1934 por Lev Knipper tendo como letrista Víktor Gúsev. O Coral do Exército Vermelho sempre a cantou em suas apresentações. Muitos consideram esta música uma espécie de apologia ao regime socialista implantado em 1917, o que parece-me ser um flagrante caso de reducionismo. As letras originais são cantadas na perspectiva de um recruta do Exército Vermelho (Komsomol), que recebeu a incumbência de espionar os inimigos de sua pátria.

De certa forma isto aconteceu com Lev Knipper que lutou na guerra civil ao lado do Exército Branco, mas que depois da guerra foi recrutado pelo governo e passou a trabalhar na GPU (Polícia Política do Governo Soviético). Segundo relatos da época Knipper estava sendo preparado pela GPU para, havendo oportunidade, eliminar Hitler.


A música e o intérprete são para mim um dos grandes momentos da musica de todos os tempos. Ouvir "Polyushka Polye" na voz de Rebroff é reverenciar, independentemente das ligações da música e de seu compositor com o regime soviético, o que há de melhor da cultura russa. Fiquem à vontade para conhecer um pouquinho do grande país dos Urais, da Balalaika, do Hermitage, da Transsiberiana, do Volga, dos Romanov e dos sovietes
Postar um comentário