OS CÃES DA RAINHA E O MUNDO EM CRISE


Cires Pereira - 16 de setembro de 2013


O “Sunday Times”, jornal de maior circulação dominical no reino Unido e na Irlanda, fez chegar até o seu público, a seguinte matéria: Rainha Elizabeth 2ª alimenta seus cães da raça corgis com lombo de bezerro e peito de frango, preparado por um “chef” de cozinha contratado para este “nobre ofício”, as iguarias são servidas por um garçom, contudo os animaizinhos só começam a comer quando a Rainha coloca uma espécie de “cereja do bolo”, um molho especial. 

Esta e outras condutas da família real britânica com os seus animais de estimação estão em um livro que será publicado esta semana, tudo indica que será sucesso de público. A obra, "Pets by Royal Appointment", foi escrito por Brian Hoey, biógrafo da monarquia. Segundo o autor, "Então ela, e somente ela, dá a ordem para que comecem a comer". 
Não tenho nada o que falar sobre como os donos gostam de seus cães, tampouco das bizarras condutas dos membros da família real, não poderia perder meu tempo e o tempo dos leitores com isto. O que me deixa perplexo é como um dos jornais mais importantes do Reino Unido encontra tempo e espaço para uma “notícia” destas, seu editor responderá sem pestanejar, este tipo de notícia interessa ao público e, se interessa ao publico, vende, é o que buscamos.

Tem sido assim, mesmo em tempos difíceis, tem sido assim. 

Washington, logo após o tiroteio de hoje, dia 16.
Estamos prestes a assistir, estarrecidos, a uma ainda provável intervenção militar multinacional na guerra civil síria. Nos EUA houve, hoje cedo, um tiroteio em Washington, segundo fontes oficiosas pelo menos quatro pessoas morreram baleadas, a suspeita de um atentado é forte. 

Na Turquia, o governo anunciou hoje que as forças aéreas turcas derrubaram nesta segunda-feira um helicóptero sírio que teria violado o espaço aéreo da Turquia. A ONU acaba de divulgar provas incontestáveis sobre o uso de gás sarin pelo governo sírio contra indefesos. O governo sírio retomou, neste domingo, ataques contra alvos opositores. Os rebeldes sírios disseram que Assad retomou uma ofensiva com armas regulares agora que a ameaça de um ataque aéreo dos Estados Unidos diminuiu.

Usina Nuclear de Fukushima - Japão

As mídias japonesas informam que o tufão “Man-yi” chegou nesta segunda-feira, 16, ao Japão causando a morte de uma pessoa e provocando fortes chuvas e ventos de mais de 160 km/h. Foram ativados os alertas de inundações em várias regiões do país, centenas de voos domésticos cancelados. 

É mais um problema que o Japão enfrenta, pois há poucos dias inspetores e técnicos que operam a central nuclear de Fukushima 1 (fortemente avariada em razão do  terremoto, seguido de um grande tsunami, em 11 de março de 2011), denunciaram que a situação está fora de controle. Nos últimos 3 dias, o nível de trítio (hidrogênio super pesado) nas águas subterrâneas da Fukushima aumentou mais de 20 vezes e continua a crescer.

Enquanto isso os cães da Rainha ganham destaque na mídia inglesa. Mas isto ainda é muito pouco. Mídias pelo mundo todo, incluindo as mídias brasileiras (tenho uma breve suspeita que o Jornal Nacional de hoje replicará este que é um dos destaques do Portal G1 do site www.globo.com), haverão de noticiar e destacar este evento relevante, afinal de contas é muito importante que saibamos sobre os cães da família real.
0