12 de abril de 2014

DICAS DE HISTÓRIA 2ª FASE FUVEST 2014

PROFESSOR CIRES PEREIRA



Nos dias 06 e 07 de janeiro de 2014 os vestibulandos selecionados para a segunda fase do Vestibular da FUVEST responderão às questões de História. Observando os temas propostas na 1ª fase e os que compuseram as 1ª e 2ª fases dos quatro últimos vestibulares e levando em conta o quadro geral nos últimos anos - uma variável sempre levada em conta pelos examinadores,  apresento-lhes um conjunto de dicas de temas que poderão vir nesta 2ª fase.



Acesse o link da resolução da 1ª fase da FUVEST 2014:

01 - O período helenístico entre 323 a.C e 30 a.C. Decorrente das conquistas de Alexandre “o grande”, um período marcado pela difusão da cultura grega por todos os territórios conquistados, com destaque para a expansão da filosofia (estoicismo, epicurismo) e ciências (Erasístrato, Arquimedes e Euclides) gregas.

02 - O Antigo Regime na Europa durante a "transição feudo-capitalista. A absolutização da autoridade do monarca decorrente de um conchavo entre elites tradicionais (nobres e clérigos) e emergentes (burguesia), características que são peculiares ao Absolutismo-monárquico e as diferenças entre as teses defensoras deste regime: Hobbes (contrato social) e Bossuet (Direito Divino).

03 - Uma abordagem sobre o uso da violência pelos governantes em nome das revoluções que comandam ou em nome da defesa dos interesses nacionais, atentem para os seguintes exemplos: Oliver Cromwell (1649/58), Maximilien Robespierre (1793/94), Stalin (1924/1953) e Hitler (1933/45).

04 - As origens dos conflitos que tomaram conta da Europa na 1ª metade do século XX e que tiveram repercussões internacionais. Uma relação entre a fundação do II Reich e a 1ª Guerra Mundial ou entre o III Reich e a 2ª Guerra Mundial.

05 - Os artistas e suas obras a serviço dos interesses e conveniências dos governantes: Jean Baptiste Lully e Luis XIV na França do Século XVII; Michelângelo, Boticcelli, Bruneleschi, Giotto e a família Medici em Florença; Jcques-Louis David e Napoleão no início do século XIX.


06  - O avanço da economia cafeeira no Estado de São Paulo e suas relações com o fim do escravismo e o republicanismo.

07 - A expansão do estatismo econômico na América Latina a partir do colapso do modelo agroexportador e sua relação com o populismo e com as ditaduras militares.

08 - A crise econômica de 2007/2013 e suas implicações nas economias centrais e periféricas, com destaque para as economias periféricas latino americanas: Brasil, Venezuela e México. A relação deste cenário de crise com o avanço da xenofobia nas economias centrais.

09 - Os movimentos verde, antissegregacionistas, feministas e GLBT e da juventude nos contextos da guerra fria (sobretudo anos 60 e 70) e da nova ordem mundial, da globalização e do neoliberalismo.

Luther King Jr e Malcom X

10 - Saúde e Educação no Brasil de hoje: os movimentos reivindicatórios, as greves dos professores, o "programa mais médico" do governo Dilma.

Bons estudos e uma boa prova pra todos.
Postar um comentário